Apresentação



Num momento em que a cultura e a comunicação assumem um papel cada vez mais preponderante na sociedade contemporânea, a Direção Regional de Cultura do Norte aposta na criação de um site que possa constituir-se como um interface de partilha e informação, direcionando os seus conteúdos no sentido de aproximar os seus públicos daquela que é a realidade cultural da região Norte do País.

Se por um lado pretendemos dar a conhecer o valioso património cultural e as diversas atividades que se desenvolvem neste vasto território, povoado de castelos, palácios, mosteiros e igrejas, entre outros, é, simultaneamente, nossa preocupação dar a conhecer o corpo legal com que trabalhamos e as competências que detemos ao nível do ordenamento de território, da gestão do património cultural e do acompanhamento das artes no Norte de Portugal.

Num mundo cada vez mais globalizado, a cultura e a identidade dos povos são valores que importa cada vez mais preservar e transmitir de geração em geração. É nossa responsabilidade assegurar o legado dos valores culturais, identitários e patrimoniais que herdamos do passado.

É com esse propósito que a Direção Regional de Cultura do Norte desenvolve a sua atividade visando salvaguardar, preservar, restaurar e comunicar - aos diferentes tipos de público - os valores da cultura material e imaterial existentes na região. Um trabalho desenvolvido em articulação com os diferentes agentes do território, tais como as instituições da administração central existentes na região, as autarquias locais, as instituições eclesiásticas, as instituições de ensino, as associações, entre outros.

Espero que este seja um bom instrumento de divulgação e de trabalho para todos e que possam fruir da cultura e do património no Norte de Portugal que, com tanto empenho, queremos preservar e legar.

Diretor Regional de Cultura do Norte
António Ponte