Protocolos e parcerias
Para a Direção Regional de Cultura do Norte, a cooperação com entidades públicas ou privadas, mais do que uma obrigação legal, é um objectivo estratégico. O estabelecimento de protocolos e parcerias constitui uma prática antiga da DRCN, que é hoje cada vez mais pertinente perante conjunturas económicas desafiantes, mas acima de tudo porque só concebemos o trabalho na área da cultura numa lógica de relação com o outro. 

Num plano operativo, os protocolos e parcerias servem para potenciar recursos e partilhar experiências mutuamente enriquecedoras, mas num plano mais abrangente aproximam as instituições e pessoas e dessa forma ajudam a cimentar uma comunidade disposta a trabalhar em torno de valores comuns para o bem de todos, isto é, disposta a construir uma civilidade. 

Os protocolos abrangem áreas tão diversas como a realização de estágios, cedência de espaços para atividades culturais, cooperação no domínio da investigação, reabilitação de património ou a organização de exposições e eventos. 

Número de protocolos / ano:
                                              2010: 17 protocolos
                                              2011: 13 protocolos
                                              2012: 31 protocolos
                                              2013: 28 protocolos
                                              2014: 48 protocolos

Lista de protocolos de 2014