Notícias
18 Nov. 2019 Atividades no Museu do Abade de Baçal O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, promove no próximo sábado, pelas 15h30, uma tarde com duas atividades. Evento
1. Exposição temporária Baçal Segundo o Seu Abade – Contactos científicos entre o geógrafo Orlando Ribeiro e o Padre Francisco Manuel Alves

A partir da publicação editada em 2017, pela FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, com o mesmo título, o Museu do Abade de Baçal desenvolveu, com a coordenação científica do Prof. João Carlos Garcia, uma exposição que aborda os diversos contactos mantidos entre Orlando Ribeiro e Francisco Manuel Alves, o Abade de Baçal, nomeadamente a primeira visita de Orlando Ribeiro a Bragança, em 1936, ocasião em que foi acompanhado pelo seu mestre José Leite de Vasconcelos, e o Inquérito do Habitat Rural, promovido por Orlando Ribeiro e ao qual o Abade deu resposta. A exposição apresentará documentação original, proveniente de diversas instituições, de onde se destacam algumas páginas do caderno de campo de Orlando Ribeiro relativo à viagem a Trás-os-Montes e o original manuscrito da resposta do Abade de Baçal ao Inquérito do Habitat Rural. 


2. Apresentação do livro 25 Anos de Luz no Norte, com coordenação de Nuno Maia

"25 anos de Luz no Norte” é uma coletânea de trabalhos executados na Respeitável Loja Luz do Norte, nº21, a Oriente de Macedo de Cavaleiros, da Obediência Maçónica - Grande Loja Regular de Portugal / Grande Loja Legal de Portugal, feitos por maçons, em sessão de loja, no trabalhar da pedra, olhando para a maçonaria como escola, caminho, arte e ciência da Liberdade e do Pensamento.
Estes textos são uma amostra do trabalho em loja, durante 25 anos, refletindo a simbiose entre o individual e o coletivo, na procura do ideal do homem perfeito e justo.