Notícias
26 Mar. 2019 Coleções de Restos Humanos Arqueológicos Cidália Duarte, Antropóloga/Arqueóloga e Técnica Superior da Direção Regional de Cultura do Norte, vai ministrar uma formação no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.


Formadora: Cidália Duarte

Tipo de curso: teórico-prático

Data: 29 de março de 2019 | 10h00 – 18h00

Local: Instalações do MHNC-UP no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto



DESCRIÇÃO

Tipologia das coleções históricas e atuais de Antropologia biológica arqueológica. Desafios e questões específicos de curadoria: conservação, inventariação, higienização, acondicionamento, valorização, políticas de recolha de amostras. Contextualização e relação destas coleções com a coleção geral de Arqueologia. Papel, limites e potencialidades destas coleções na investigação e museologia.

 

OBJECTIVOS

O objectivo do curso é introduzir os participantes a um corpo de conhecimentos sobre restos humanos arqueológicos e colecções de antropologia biológica, suas especificidades ao nível da gestão museológica e papel na investigação contemporânea.

Objectivos de Aprendizagem:

A.1 Compreender os conceitos de colecção de antropologia biológica arqueológica no contexto da produção do conhecimento científico.

A.2 Compreender o papel das colecções de antropologia biológica arqueológica, sobretudo na vertente de infraestruturas do conhecimento para a comunidade científica e o grande público.

A.3 Apreender noções básicas de integração e gestão destas colecções em contexto de museu.

Competências Específicas:

B.1 Perspetivar as colecções de antropologia biológica no contexto museológico e da investigação.

B.2 Relacionar registos e espécimes arqueológicos com a gestão de colecções museológicas e produção e o ensino do conhecimento científico.

B.3 Conhecer de forma introdutória instrumentos de documentação, exposição, preservação e gestão de colecções de restos humanos arqueológicos.