Notícias
21 Nov. 2018 «Conversas Nortear» juntam Diego Ameixeiras e Francisca Camelo Os escritores Diego Ameixeiras e Francisca Camelo vão participar, no próximo dia 10 de dezembro, pelas 20h00, em mais uma sessão da iniciativa «Conversas Nortear», a realizar no Liceo de Orense.


Os escritores Diego Ameixeiras e Francisca Camelo vão participar, no próximo dia 10 de dezembro, pelas 20h00, em mais uma sessão da iniciativa «Conversas Nortear», a realizar no Liceo de Orense. Lara Dopazo Ruibal, vencedora da 1ª edição do Prémio Literário Nortear, será a moderadora deste encontro.

As «Conversas Nortear» são uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte, da Xunta da Galicia e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Euroregião Galicia-Norte de Portugal, no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre as três entidades.

Estas conversas têm como objetivo promover o conhecimento e a circulação de diferentes expressões culturais existentes nos territórios envolvidos, a partir de dinâmicas e redes de colaboração capazes entre as duas regiões.

Sobre os autores convidados
Diego Ameixeiras (Lausanne, Suíça, 1976) é jornalista, guionista e escritor em língua galega. Desde 2004, o seu percurso profissional fez dele um dos autores mais conhecidos e inovadores do género criminal na Galiza. "Diga-me algo sujo" (Pulp Books, 2010), o seu primeiro romance traduzido para castelhano, recebeu o Prémio Especial da Semana Negra de Gijón e foi recebido com excelentes críticas. Atualmente escreve em "La Voz de Galicia".

Francisca Camelo (Porto, 1990) é co-fundadora d'A Bacana, plataforma de divulgação de literatura e arte. Contribuidora regular da Enfermeira 6, tem poemas espalhados no Nem Só de Gin Vive o Pinguim, nas revistas Flanzine, Gueto, Tlön, TrêsTrês e na zine MAIS PORNÔ, PFVR e no Caderno 5: os pastéis de nata ali não valem uma beata - Antologia de 2017 (Enfermaria 6). Publicou o livro Cassiopeia (Apuro Edições, 2018).