Notícias
12 Jun. 2019 Debate no Museu do Abade de Baçal O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, recebe na próxima sexta-feira, 14 de junho um debate / conversa, no âmbito da exposição Contas de Rezar. Evento
O Museu do Abade de Baçal recebe na próxima sexta-feira, 14 de junho um debate / conversa, no âmbito da exposição Contas de Rezar – Diálogos entre Culturas e Artes, subordinado ao tema Como conjugar os Valores Histórico-Cultural, Etnográfico e de Culto, dos Objetos e Imagens Religiosas?

O debate, que decorrerá a partir das 18h00, contará com a presença / participação de:

- Marco Daniel Duarte – Diretor do Museu do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
- Amândio Felício – Diretor do Museu do Abade de Baçal
- Joana Afonso – Responsável pelo Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda

Uma oportunidade para refletir sobre o papel dos Museus na divulgação, conhecimento e conservação do património religioso que diariamente se encontra ao culto nas Igrejas.

Esta exposição, apresentada em três distintos núcleos expositivos (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro) reúne algumas centenas de Contas de Rezar, dos milhares que compõem a coleção particular de Júlia Lourenço. 

As peças apresentadas são de diferentes origens, épocas e religiões, promovendo deste modo o diálogo inter-religioso e o conhecimento de diferentes culturas. 

No caso específico do Museu do Abade de Baçal, é promovida a relação da coleção particular com a coleção do Museu e com um conjunto de diferentes peças oriundas de diferentes igrejas da Diocese de Bragança-Miranda, revelando exemplos da representação destes auxiliares à oração, no contexto litúrgico de pequenas comunidades rurais do território transmontano, e a sua integração e difusão no contexto da religiosidade quotidiana e doméstica.

 Patente até 14 de abril de 2019.