Notícias
28 Mar. 2019 DGARTES: Programas de Apoio Sustentado Direção-Geral das Artes abriu sete Programas de Apoio Sustentado, na modalidade bienal (2020-2021), com um montante financeiro global disponível de 18,6 milhões de euros. Evento
A Direção-Geral das Artes abriu hoje, em simultâneo, sete Programas de Apoio Sustentado, na modalidade bienal (2020-2021), com um montante financeiro global disponível de 18,6 milhões de euros, verba que representa um acréscimo de dois milhões de euros para os próximos dois anos, face ao último montante a concurso. Dos sete Programas de Apoio, um é no domínio da Programação, sendo os restantes seis no domínio da Criação, nas seguintes áreas artísticas: Artes Visuais; Circo Contemporâneo e Artes de Rua, Cruzamentos Disciplinares; Dança; Música; Teatro. O prazo limite para submissão de candidaturas termina às 17h00 do dia 15 de maio.

De referir que, pela primeira vez, os Concursos Bienais abrem em março, estando os resultados finais previstos para setembro deste ano. Esta antecipação de calendário em vários meses tem como principal objetivo possibilitar às estruturas artísticas a preparação atempada da sua atividade, num quadro de maior estabilidade.

Do montante global de apoio para o próximo biénio, o domínio da criação terá 70% e o domínio da programação 30%. Relativamente à distribuição dos montantes de apoio por regiões, fica assegurado que nenhuma região irá absorver mais de 40% do montante global anual disponível, excetuando-se as áreas das Artes Visuais e do Circo Contemporâneo e Artes de Rua.

No domínio da Programação, os montantes mínimos a garantir anualmente por região são os seguintes: 40 mil euros para a Região Autónoma dos Açores, 40 mil euros para a Região Autónoma da Madeira, 150 mil euros para o Algarve, 150 mil euros para o Alentejo, 400 mil euros para a Área Metropolitana de Lisboa, 400 mil euros para o Centro e 400 mil euros para o Norte. No domínio da Criação, existindo entidades elegíveis, todas as regiões estarão representadas, com exceção das áreas das Artes Visuais e do Circo Contemporâneo e Artes de Rua.

No Balcão Artes encontram-se disponíveis todas as informações, incluindo os avisos de abertura, composição das comissões de apreciação, material de apoio ao candidato e formulário de candidatura. Os interessados em candidatar-se, deverão atualizar o seu e-registo antes de iniciarem o preenchimento do formulário.