Notícias
13 Set. 2018 Dias do Património: Programa de Encerramento Desde o passado mês de abril que o Ciclo Dias do Património tem vindo a percorrer a região Norte, tendo passado já por Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Bragança e Mogadouro. O programa encerra na Igreja Matriz de Sambade, em Alfândega da Fé, dias 28 e 29 de setembro.
PROGRAMA

28 setembro| sexta-feira

10:30 Visita-Jogo à Igreja Matriz de Sambade* 
concepção: Ondamarela, OOF Design
dinamização: Juliana Sá
*reservada às escolas 

A Igreja Matriz guarda segredos que nunca foram desvendados. Visitá-la, conhecer a sua história e resolver os seus enigmas; revelam-se pistas cada vez mais interessantes e misteriosas, que nos levam a um surpreendente desfecho final. 


29 setembro | sábado

10:30 Visita-Jogo à Igreja Matriz de Sambade
concepção: Ondamarela, OOF Design
dinamização: Juliana Sá


11:30 Teatro para famílias
À Espera que Volte
Teatro Regional da Serra do Montemuro

O Teatro do Montemuro vê no projeto "À Espera que volte” a necessidade de reflexão e de consciencialização através dos mais jovens, sobre a importância da água e sustentabilidade dos recursos naturais. A água é um bem essencial para a nossa existência/sobrevivência, e os mais pequenos têm já esta consciência da preservação da água, poupança e reutilização. E aqui conta-se a história de uma viagem mágica de uma gota de água (o Ciclo da Água).


15:00 Visita Guiada por membros da comunidade

A história de um local não é apenas um conjunto de factos escritos ou estudados. Nesta visita cruzamos o conhecimento científico acerca da Igreja com um conjunto de outras dimensões, como as vivências da população que com ela privou ou os modos de vida de quem por aqui passou. Venha conhecer a Igreja Matriz de Sambade e as suas estórias, numa visita guiada com pormenores únicos.


16:00 Conversas 
Políticas Públicas para a Cultura
convidados: Dr.ª Manuela Melo, Professor Doutor Claudino Ferreira

A Cultura conquistou uma centralidade excecional na retórica política e programática, nas últimas décadas. Reconhece-se a Cultura como pilar fundamental para o desenvolvimento socioeconómico das populações e dos territórios e proclama-se-lhe altos desígnios e elevadas expetativas. Contudo, esta centralidade no discurso e a proclamação de Bem essencial e duradouro da Cultura nem sempre se tem compaginado com as políticas e ações concretas e reais, aos mais diversos níveis.  O que fazer e como fazer para colocar a Cultura realmente no centro das políticas públicas dos territórios, das cidades, dos países e da União Europeia, qual o lugar da memória e da criação, são algumas das questões centrais para reflexão e debate. 


17:30 Degustação 
Os Pastores – Sabores de Sambade
com o Chef Marco Gomes 

Em terras de pastorícia, de cultivo de oliveiras, de produção de enchidos  e tantas outras práticas, os produtos gastronómicos que delas surgem são múltiplos e incontornáveis. A sua valorização é a força que permite a sua perpetuação no tempo e no espaço. Pelas mãos do Chef Marco Gomes, conterrâneo de Alfandega da Fé, estes elementos tomam nova vida e são apresentados com um olhar contemporâneo e diferenciador. Num momento de partilha, em jeito de piquenique, os convidados podem desfrutar das iguarias que o Chef preparou, e assistir à produção de queijo ao vivo em homenagem aos Pastores da região.
Esta atividade tem o apoio da ProChef.


18:30 Concerto Performance com grupos da Comunidade
coordenação: Artur Carvalho e Sara Yasmine 
com a participação de:
Grupo de Cantares de Sambade, Grupo de Concertinas de Sambade e Grupo de Cantares de Alfândega da Fé.

Esta é uma nova criação, desenhada com as comunidades de Alfândega da Fé. Uma obra identificativa dos participantes, onde confluem a música, o teatro e a linguagem cultural de um lugar. Os artistas Artur Carvalho e Sara Yasmine dirigem grupos locais de expressão artística e, com eles, constrõem um espetáculo original e inesquecível.


21:30 Concerto 
Rui Massena

O reconhecido maestro e compositor Rui Massena encerra os Dias do Património com um concerto de piano acompanhado por viola. Esta será a oportunidade para desfrutar de um concerto absolutamente singular onde, envolvidos no recolhimento da Igreja Matriz, se escutará o repertório original próprio que Rui Massena traz dos álbuns Solo e Ensemble, pautados por uma melodiosa tranquilidade. Ambos os álbuns conquistaram grande sucesso junto dos públicos, que levou Ensemble a entrar diretamente para o primeiro lugar no top de vendas nacional.