Notícias
29 Abr. 2019 DRCN lança nova coleção monográfica A nova proposta editorial da Direção Regional de Cultura do Norte, intitulada «PATRIMÓNIO A NORTE» vai ser apresentada publicamente no próximo dia 2 de maio, pelas 18h00.


A nova proposta editorial da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), intitulada «PATRIMÓNIO A NORTE» vai ser apresentada publicamente no próximo dia 2 de maio, pelas 18h00, no âmbito do Seminário Europeu Espaços de Memória em Contextos Museológicos, a realizar no Paço dos Duques, em Guimarães. 

A iniciativa editorial PATRIMÓNIO A NORTE pretende contribuir para dar resposta às funções Social, Educativa e Científica da Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim contribuindo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.

Enquanto veículo emissor, a coleção PATRIMÓNIO A NORTE insere-se ainda na estratégia de comunicação da DRCN, contribuindo assumidamente para o reforço da sua imagem institucional enquanto marca e projeção dos seus espaços e equipamentos culturais enquanto produto.

Assume na sua forma o formato de coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, incidindo cada número sobre um tema, versando âmbitos tão latos como a da reabilitação patrimonial, conservação e restauro, investigação histórica e arqueológica, etnologia, salvaguarda, artes ou museologia.

O primeiro número será dedicado aos «10 Anos de Reflexão sobre Casas Museu em Portugal», sendo elaborado em parceria com o DEMHIST, o Comité Internacional do ICOM (International Council of Museums) que se concentra na conservação e gestão de casas-museu.

A coleção PATRIMÓNIO A NORTE será disponibilizada publicamente em versão impressa e on-line, em formato e-book, de forma gratuita e universal, a partir do site oficial da Direção Regional de Cultura do Norte.