Notícias
01 Jul. 2019 Edição dedicada à Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio O segundo número da coleção monográfica «PATRIMÓNIO A NORTE», dedicado ao tema A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio, tem o seu lançamento agendado para o dia 19 julho, pelas 18h00, na Sala dos Frescos, do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. Evento
"A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”, da autora Paula Bessa, apresenta com rigor científico, e de forma acessível, a coleção de 10 pinturas murais de século XVI, hoje integradas no Museu de Alberto de Sampaio, em Guimarães.

Sendo possível ao público apreciar 8 destas pinturas murais na "Sala dos Frescos” do Museu de Alberto de Sampaio, este estudo inclui ainda pinturas menos conhecidas, conservadas nas reservas do museu.

Inicialmente pintadas em paredes de igrejas e casas religiosas, o destacamento destas pinturas murais dos seus locais originais e posterior integração no Museu de Alberto Sampaio, enquanto peças museológicas, é o mote para uma abordagem ampla aos seus contextos de proveniência e à sua integração no panorama geral da pintura mural no Norte de Portugal, abordando técnicas, estilos, oficinas, encomendadores e as lógicas religiosas e de poder por trás da sua produção e do seu significado.

Edição da Direção Regional de Cultura do Norte, PATRIMÓNIO A NORTE é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente on-line (www.culturanorte.gov.pt).

Destinada a técnicos e público generalista, aborda variados temas dentro do amplo universo de atuação da DRCN, da reabilitação patrimonial à conservação e restauro, da investigação histórica, arqueológica e etnológica à salvaguarda, das artes à museologia.

Sobre a autora
Paula Bessa é licenciada em História, variante de Arte e Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre pela Universidade de Lancaster, Reino Unido e Doutorada em História, área científica de História da Arte, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

É Professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Entre 2008 e 2010 foi Diretora do Curso de Licenciatura em História da Universidade do Minho. Desde 2016 é Diretora do Curso de Mestrado em Património Cultural.

É investigadora do CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) e foi colaboradora da Linha de Investigação "Arte e Património no Norte de Portugal”, dirigida pela Professora Catedrática Doutora Natália Marinho Ferreira-Alves (CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade).

É autora de múltiplos estudos, alguns dos quais são consultáveis on-line no repositoriUM da Universidade do Minho e no academia.edu.

Sobre a Coleção Património a Norte
A iniciativa editorial PATRIMÓNIO A NORTE pretende contribuir para dar resposta às funções Social, Educativa e Científica da Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto responsável por contribuir para a preservação, valorização e acesso à Cultura Portuguesa, bem como pela difusão e produção de conhecimento, assim contribuindo para uma maior divulgação dos bens culturais dentro da sua área de atuação.

Enquanto veículo emissor, a coleção PATRIMÓNIO A NORTE insere-se ainda na estratégia de comunicação da DRCN, contribuindo assumidamente para o reforço da sua imagem institucional enquanto marca e projeção dos seus espaços e equipamentos culturais enquanto produto.

Assume na sua forma o formato de coleção monográfica, incidindo cada número sobre um tema, versando âmbitos tão latos como a da reabilitação patrimonial, conservação e restauro, investigação histórica e arqueológica, etnologia, salvaguarda, artes ou museologia.