Notícias
17 Jun. 2019 Escola de Arqueologia: Inscrições para Ano Letivo 2019/2020 Está a decorrer o período de inscrições para o próximo ano letivo na Escola Profissional de Arqueologia, em Marco de Canaveses. Evento
Para o ano letivo de 2019/2020, a Escola Profissional de Arqueologia vai dispor de cursos profissionais de Assistente de Arqueólogo, de Técnico de Animação e Turismo e de Técnico de Fotografia, cursos profissionais que garantem o 12º ano e a certificação profissional, com uma enorme procura pelos empregadores dos diversos setores. 

Além dos cursos profissionais, irá abrir também um curso CEF de Operador de fotografia, com duração de 1 ano, para conclusão do 9º ano.
Todos estes cursos são apoiados por fundos europeus, garantindo a todos os alunos as refeições, o transporte, o material escolar e alojamento para os alunos deslocados, bem como estágios profissionais em entidades públicas e privadas, de diversas áreas. 

Paralelamente, desde o início deste mês, a Escola Profissional de Arqueologia coordena a gestão e a dinamização da Área Arqueológica do Freixo e as ruínas da cidade romana de Tongobriga, numa clara aposta de revitalização de Tongobriga pela Direção Regional de Cultura do Norte. 

Com este modelo e gestão, Tongobriga transforma-se ainda mais numa verdadeira oficina de conhecimento e aprendizagem, passando a Área Arqueológica do Freixo a disponibilizar uma diversidade de serviços educativos, bem como uma variada agenda de atividades, enriquecendo assim o panorama turístico-cultural a todos os visitantes deste espaço arqueológico único no norte de Portugal. 

Em 1990 foi criada a Escola Profissional de Arqueologia, escola pública de âmbito nacional, promovida pelos Ministérios da Cultura e da Educação, procurando responder à necessidade de formação especializada de técnicos intermédios, para intervir em Património classificado.

O sítio escolhido para instalar esta escola profissional foi a Área Arqueológica de Freixo, espaço de cerca de 50 hectares, classificado como Monumento Nacional em 1986.

Mais informações aqui: https://eparqueologia.wixsite.com/epapt/oferta-formativa