Notícias
21 Mar. 2019 Exposição dedicada «às chegas de bois» No Museu da Terra de Miranda está patente ao público uma exposição fotográfica de Cristiano Pereira dedicada às chegas de bois no Barroso.


Nesta exposição, dedicada às chegas de bois (combates entre touros, outrora pertencentes à comunidade, "o boi do povo”, e hoje posse de proprietários privados) no Barroso (nos concelhos de Montalegre e Boticas), procura-se, através do encontro entre o texto etnográfico, a fotografia e o vídeo, demonstrar que alterações estas conheceram nas últimas décadas, bem como, que discursos se produzem em torno destas e o que tem sido feito para a sua salvaguarda.

A pesquisa e organização deste conjunto de fotografias é de Cristiano Pereira, com curadoria de Adriana Henriques. 

Cristiano Pereira é Licenciado em História pela Universidade do Minho, Universidade na qual adquiriu o grau de Mestre em Património e Turismo Cultural, com uma dissertação sobre as chegas de bois em Montalegre. Este trabalho deu origem a uma exposição etnográfica realizada no Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão (Salto). Atualmente, frequenta o Programa de Doutoramento FCT em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia, continuando a sua investigação sobre chegas de bois, agora no Norte de Portugal.