Notícias
15 Mai. 2019 Exposição «Singular Plural» A Exposição Fotográfica Singular do Plural tem decorrido em diversos locais do país e chega agora ao Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. De 24 de maio a 20 de junho.


A iniciativa "Singular do Plural” – exposição de fotografias: 20 -  profissões, pessoas, ciganos e ciganas, promovida pela EAPN Portugal, tem como objetivo influenciar, positivamente, a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Foi criada para desmistificar um plural – "os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências. Neste sentido, esta iniciativa interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, dando a conhecer testemunhos de mulheres e homens com vista à mostrar, à sociedade em geral e às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego.

A Exposição Fotográfica "Singular do Plural” tem decorrido em diversos locais do país e chega ao Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães.

Organização: EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, entidade promotora deste projeto, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Sol do Ave.

Local: Museu de Alberto Sampaio
Data: 24 de maio a 20 de junho
Entrada gratuita