Notícias
08 Abr. 2019 Exposição sobre o Órgão do Mosteiro de Pombeiro Dia 12 de abril decorre no Mosteiro de Pombeiro, concerto do Vocal Art Ensemble, seguido da inauguração da exposição temporária «O órgão do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro | Elementos da intervenção de conservação e restauro». Evento
No arranque do Festival do Pão de Ló - Mostra Internacional de Doces Tradicionais, a Rota do Românico e a Câmara Municipal de Felgueiras vão promover no dia 12 de abril, sexta-feira, às 21 horas, no Mosteiro de Pombeiro, um concerto do Vocal Art Ensemble, seguido da inauguração da exposição temporária "O órgão do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro | Elementos da intervenção de conservação e restauro”.

Esta exposição pretende dar a conhecer as fases do processo de conservação e restauro do citado órgão, promovido em 2015 pela Rota do Românico e pelo Município de Felgueiras, revelando também algum do espólio (peças metálicas e de madeira, peles e papel) da caixa e da máquina do órgão que, devido à sua degradação, não foi possível recuperar para integrar novamente o instrumento.

Localizado no coro alto da igreja, o órgão de tubos do Mosteiro de Pombeiro começou a ser construído em 1766. O artífice da máquina foi Francisco António Solha ou Solla (c. 1720-1794) e a decoração da caixa do órgão foi da autoria de frei José de Santo António Ferreira Vilaça (1731-1809). Este órgão esteve inativo mais de dois séculos.

A exposição estará patente na sala que antecede o coro alto, de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.

(Fonte: Rota do Românico)