Notícias
21 Mai. 2019 Jornadas Técnicas sobre Conservação e Restauro de Pintura Mural a Fresco A Direção Regional de Cultura do Norte, em conjunto com a Conselheria de Turismo e Cultura da Junta de Castela e Leão, organiza nos dias 23 e 24 de Maio, em Miranda do Douro, as Jornadas Técnicas sobre Conservação e Restauro de Pintura Mural a Fresco. Evento
As Jornadas integram-se na candidatura PATCOM – Património em comum, promovida pelas duas entidades no âmbito do programa INTERREG V-A (POCTEP) e têm por objetivo a apresentação, análise e divulgação das intervenções de conservação e restauro realizadas em pintura mural a fresco no Nordeste Transmontano e na região de Zamora, nos últimos anos.

Serão apresentadas, por conservadores restauradores especializados em pintura mural, as intervenções realizadas no Santuário de Santo Antão da Barca (Alfândega da Fé). na Capela de São João em Picote (Miranda do Douro), na Igreja de Covas do Barroso (Boticas), na Igreja da Legoinha (Alfândega da Fé) ,na igreja de Gatão, (Amarante) e na capela de Nª Sr.ª do Rosário, Outeiro Seco, (Chaves).

De Castela e Leão serão apresentadas as intervenções na Ermida de Nuestra Señora de Fernandiel em Muga de Sayago (Zamora), na Igreja de San Miguel Arcángel de Carbellino de Sayago (Zamora) e na Igreja de Santa Eulalia de Muga de Alba (Zamora).

A apresentação das intervenções ocorrerá na manhã de dia 23 de Maio no miniauditório do Multiusos de Miranda do Douro.

As Jornadas Técnicas incluirão também visitas a quatro locais com pintura mural a fresco e que foram objeto de intervenções de conservação e valorização, em Portugal em visitas a realizar na tarde de dia 23 de Maio:

- a capela de Santo Cristo, em Picote (Miranda do Douro) - uma intervenção da responsabilidade da Paróquia de Picote apoiada pelo Município e pela Junta de Freguesia, realizada pelo Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança – Miranda, coordenada pelo Dr. Joaquim Caetano 

- o santuário de Santo Antão da Barca trasladado no âmbito da construção da barragem do Baixo Sabor pela EDP, trabalho executado pela empresa Empripar com a coordenação na área da conservação e restauro do Dr. joaquim Caetano.

Em Espanha serão visitados, na manhã de dia 24 de Maio:

- a igreja de Nossa Senhora de Fernandiel em Muga de Sayago (Zamora) cuja intervenção foi coordenada pela Dra. Ana Gonzalez Obeso

- a igreja de São Miguel Arcanjo de Carbellino de Sayago (Zamora), intervenção coordenada por Carlos Tejedor Barrios

A candidatura PATCOM – Património em Comum da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte e da Conselheria de Turismo e Cultura da Junta de Castela e Leão, prevê a realização do levantamento da situação da pintura mural a fresco no Nordeste Transmontano e a intervenção em alguns locais específicos. 

Este ano já foi efetuada uma ação de conservação e restauro no ermitério de "Os Santos” situado entre as freguesias de Picote e Sendim, da responsabilidade da DRCNorte e executada pelo Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança – Miranda, com coordenação do Dr. Joaquim Caetano.

Encontra-se em preparação uma ação de conservação e valorização na capela de Nossa Senhora da Teixeira, Açoreira (Torre de Moncorvo).