Notícias
14 Fev. 2020 Lenços dos Namorados invadem Casa do Risco Exposição «Variações sobre uma tradição: Bordados com Poesia» chega hoje a Felgueiras. Evento
Inaugura, hoje, às 15h00, na Casa do Risco em Airães, Felgueiras, a exposição "Variações sobre uma tradição: Bordados com Poesia".

A iniciativa é um dos principais destaques do ciclo expositivo promovido pela Câmara Municipal de Felgueiras, para assinalar o Dia dos Namorados, e que estará patente de 14 a 26 de fevereiro. 

A exposição "Variações sobre uma tradição: Bordados com Poesia", comissariada pelo Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, resulta da presença de Portugal na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em 2018, tendo já sido apresentada no Porto, na Livraria Lello. 

A mostra nasce da originalidade de relacionar os Lenços dos Namorados, expressão do artesanato português, à arte que se alimenta de ingenuidades e de imaginação. Mais que uma mostra etnográfica esta exposição associa uma prática tradicional, onde a poesia popular é elemento essencial, à poesia dos autores portugueses contemporâneos. 

Altamente simbólicos na sua origem, os bordados assumem hoje novas aplicações, desde um passado de tradição até às suas mais recentes expressões decorativas, da porcelana à moda, manifestações de um Portugal moderno e criativo.