Notícias
08 Jan. 2019 Nortear: Exposição «Bibliotecas em Espelho» A exposição «Bibliotecas em Espelho Norte de Portugal / Galiza – uma viagem pelo livro e literatura através das edições fac-símiles» será inaugurada no próximo dia 18 de janeiro, pelas 12 horas, na Biblioteca da Galiza, em Santiago de Compostela.


Trata-se de uma mostra de obras fac-similadas, produzidas por alguns dos maiores vultos da Literatura Portuguesa e Galega e representativas de grandes movimentos literários e culturais em ambas as regiões, desde o século XII, com origem no património literário comum da poesia galaico-portuguesa, à atualidade.

Comissariada por Ana Araújo e Ignácio Cabano, esta exposição estará patente no Porto, na Casa das Artes, a partir de 2 de março, reunindo obras de Martin Codax, Bernardim Ribeiro, Camões, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, José Régio, Miguel Torga e Agustina Bessa Luís, entre outros.

A exposição é promovida no âmbito do projeto Nortear, desenvolvido pela Consellería de Cultura e Turismo da Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal, com o apoio do programa transfronteiriço Interreg, e através do qual as três entidades visam promover conjuntamente a Cultura Portuguesa e a Galega, particularmente no que ao domínio da Língua e Literatura diz respeito.

Assim, as primeiras ações desenvolvidas assentaram no intercâmbio regular de livros entre as bibliotecas do Norte de Portugal e da Galiza, a implementação de um Prémio Literário e a realização regular de tertúlias literárias.

No decurso da execução do projeto, as ações foram ampliadas a outros domínios, numa perspetiva de cruzamentos artísticos, potenciadores de novas criações e/ou movimentos transdisciplinares. É neste contexto que surge a adaptação do conto «Clementina», vencedor do 1º Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, a uma peça musical homónima, pelo Conservatório de Música de Vila Real.

A estreia em território português desta peça musical decorreu no passado mês de dezembro, sendo agora levada até à Galiza, integrando o programa de inauguração da exposição «Bibliotecas em Espelho Norte de Portugal / Galiza – uma viagem pelo livro e literatura através das edições fac-símiles».