Notícias
27 Nov. 2019 Presépio Movimentado no Mosteiro de Tibães Visitado por milhares de pessoas todos os anos, o Presépio Movimentado de Tibães será inaugurado no dia 25 de dezembro no Mosteiro de S. Martinho de Tibães. Uma tradição assegurada por um grupo de jovens da freguesia de Mire de Tibães. Evento
O Presépio movimentado de Mire de Tibães é uma atividade da responsabilidade da Comissão de Festas composta por jovens solteiros, eleita anualmente na Paróquia.

A Comissão tem a seu cargo a montagem do presépio movimentado e a organização das festividades da época natalícia que decorrem anualmente no Mosteiro de São Martinho de Tibães.

Constam do programa de atividades a realização das novenas de preparação para o Natal, com início no dia 16 de dezembro e realizadas à noite na igreja do mosteiro, aquando da celebração da Eucaristia.

Salienta-se ainda a realização das Eucaristias solenes dos dias de Natal, Ano Novo e Reis, enriquecidas com representações teatrais, destacando-se os autos de Natal e de Reis.

O ponto alto das festividades é a inauguração do presépio movimentado.

Apesar dos trabalhos de montagem do presépio começarem normalmente no início do mês de setembro, diz a tradição que a montagem deve ser concluída obrigatoriamente na noite de Natal. Os elementos da Comissão fazem a consoada com a família e depois vão para o Mosteiro de Tibães para concluírem a montagem do presépio já perto do nascer do dia. Nesse momento vão à torre da igreja tocar o sino, dando o sinal de que a tarefa está concluída.

A Direção Regional de Cultura do Norte e o Mosteiro de São Martinho de Tibães associam-se a esta iniciativa cedendo o espaço para a construção do presépio, colaborando na sua divulgação e desenvolvendo um programa educativo próprio que se traduz na realização de visitas guiadas para grupos provenientes de diversas instituições de ensino.

Entrada livre.

Contactos para marcações de grupos:
Telefone: 253 622 670