Notícias
01 Abr. 2019 Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus O Regulamento do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus foi hoje publicado em Diário da República.
O regulamento aplica-se aos museus integrantes da Rede Portuguesa de Museus, à exceção dos museus dependentes da administração central (Direção Geral do Património Cultural e Direções Regionais de Cultura).

O Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus, designado por ProMuseus, reveste a forma de concurso público e é gerido técnica, administrativa e financeiramente pela Direção Geral do Património Cultural.

O ProMuseus é composto pelas seguintes áreas: Estudo, investigação e exposições; Inventário e documentação de coleções; Conservação e segurança; Reservas; Divulgação; Mediação e educação; Acessibilidade e inclusão; Transformação digital; Internacionalização; Parcerias.
O apoio financeiro no âmbito do ProMuseus reveste a forma de subsídio não reembolsável, sendo que o montante global correspondente ao apoio financeiro não pode ultrapassar 60 % do valor considerado elegível da proposta apresentada, sem prejuízo de o projeto poder ser cofinanciado por outras entidades públicas ou privadas.

Com o anúncio público da abertura do concurso do ProMuseus, que se aguarda para breve, a Direção Geral do Património Cultural divulgará o montante do apoio financeiro global e o montante do apoio financeiro a atribuir no ano de abertura do concurso, bem como o limite a atribuir a cada área.