Notícias
29 Jun. 2015 Rota das Catedrais: Exposições percorrem Norte do País A Direção Regional de Cultura do Norte promove amanhã, pelas 17h30, na Casa das Artes, a apresentação de duas exposições. Evento
A Direção Regional de Cultura do Norte promove amanhã, pelas 17h30, na Casa das Artes, no Porto, a sessão de apresentação da Exposição de Fotografia «8 Espaços para 7 Olhares» e da Exposição de Arte Contemporânea «7 Instâncias de Transcendência».

As mostras inserem-se no projeto Rota das Catedrais do Norte de Portugal e constituem as últimas ações imateriais no âmbito desta iniciativa, pelo que o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, aproveitará a sessão para efetuar um balanço do referido projeto, cuja conclusão está prevista para este ano de 2015.

As Sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda do Douro e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projeto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.

Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus pólos. 

É nesse sentido que agora se promovem a Exposição de Fotografia «8 Espaços para 7 Olhares» e a Exposição de Arte Contemporânea «7 Instâncias de Transcendência».

«8 Espaços para 7 Olhares» apresenta propostas de Egídio Santos - Concatedral de Miranda do Douro; Inês d’Orey - Sé de Viana do Castelo; Luís Ferreira Alves - Sé Catedral do Porto; Paulo Alegria – Sé Catedral de Lamego; Paulo Pimenta - Sé Catedral de Braga; Pedro Lobo - Sé de Vila Real; Rita Burmester - Antiga Sé de Bragança e Sé Catedral de Bragança (nova). Trata-se de uma exposição itinerante que irá percorrer as cidades onde se localizam as Sés, começando por Bragança, onde já se encontra patente ao público no Museu do Abade de Baçal. 

«7 Instâncias de Transcendência» é uma exposição de arte contemporânea que irá decorrer em simultâneo nas sete catedrais do Norte de Portugal, apresentando trabalhos de Alberto Carneiro (Sé de Lamego), Avelino Sá (Sé de Viana do Castelo), Clara Menéres (Sé do Porto), Isaque Pinheiro (Concatedral de Miranda do Douro), João Carqueijeiro (Sé de Braga), Manuel Rosa (antiga Sé de Bragança), Zulmiro de Carvalho (Sé de Vila Real). 

Estas exposições são ações imateriais integradas na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte e desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte em colaboração com os cabidos das Sés Catedrais e Fábricas da Igreja. 
A Rota das Catedrais do Norte de Portugal é um dos projetos de maior expressão da Direção Regional de Cultura do Norte, com um investimento global de cerca de 3,8 Milhões de Euros.