Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
  • Mosteiro de São João de Tarouca
Localização N 40° 59’ 44.70” | W 7° 44’ 54.04”
Mosteiro de São João de Tarouca, 3610-082 Tarouca
Informação Útil
Dias de AberturaDe Terça a Domingo. Encerrado ao público à segunda-feira, feriados nacionais 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 dezembro e feriado municipal de Tarouca (29 de setembro). Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Preço
Preço:

Bilhete Normal - 3,00 €

Bilhetes de Visita Guiada: As visitas guiadas têm um acréscimo de 50% sobre o bilhete.
Exposições temporárias ou outros eventos sujeitos a tabelas de preços específicas e definidas caso a caso e divulgadas aquando a sua realização.


Descontos:
Bilhetes com 50% de desconto:
Bilhete Sénior (igual ou superior a 65 anos)
Portador do Cartão jovem
Portador do Cartão de Estudante
Família Numerosa (2 adultos + filhos)
Bilhete Família (> 4 elementos)

Isenções:
Domingos e feriados até às 14.00h para todos os cidadãos residentes em território nacional, não inibindo a possibilidade da adoção de um Bilhete Especial ('Bilhete Doação'), para os casos em que os visitantes queiram fazer uma doação de qualquer valor.
Residentes na Freguesia de S. João Tarouca
Bilhete Escola (Visitas Escolares)
Professores que acompanhem a visita
Bilhete Infantil (até aos 12 anos, inclusive)
Portador dos Cartões ICOMOS, APOM, ICOM
Desempregados
Profissionais | Investigadores
Jornalistas

Contactos

A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português. 

Com a sua fundação intimamente ligada à fundação da nacionalidade e à figura de D. Afonso Henriques, o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII com a construção de novos edifícios, de entre os quais se destaca um novo e colossal dormitório, de dois pisos, único em Portugal. 

O ano de 1834 viria a ditar a sucessiva decadência do edificado, consequência direta do decreto da extinção das Ordens Religiosas. A igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e os seus edifícios explorados como pedreira até aos inícios do século XX. 

Classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim) o Projeto Vale do Varosa, que já permitiu a requalificação da Igreja do Mosteiro e, desde 2013, a musealização das ruínas, resultado de uma exaustiva escavação arqueológica que decorreu entre 1998 e 2007. Na Casa da Tulha, antigo celeiro monástico, o visitante pode ver a reconstituição tridimensional do Mosteiro, sendo este o espaço que acolhe o centro interpretativo do sítio. O Mosteiro de São João de Tarouca é um dos lugares mais procurados por quem visita a região do Douro e do Varosa.

    Serviço educativo
    Realização de visitas orientadas ao Mosteiro, mediante marcação prévia.
    E-mail: valedovarosa.visitar@culturanorte.pt

    Edições
    Mésseder, João Pedro (2013). A história de Frei João da Esperança. 1ª edição. Vila Real: Direção Regional de Cultura do Norte. Porto: Trinta por uma linha (livro infantil).

    Como chegar

    De carro: A24, saída Lamego - Tarouca
    Comboios: Régua (ligação por autocarro até Lamego - Tarouca) – Porto
    Autocarros urbanos: Porto – Campo 24 de Agosto, Fátima, Coimbra, Viseu; Expressos: Viseu-Coimbra-Lisboa; Viseu-Aveiro-Porto-Braga-Guarda-Covilhã; Régua-Armamar-Moimenta-Viseu-Coimbra-Lisboa